Centro de Bem Estar Frederico Ulrich
O Centro de Bem Estar Frederico Ulrich funciona como um meio de apoio ao idoso e destina-se a utentes cuja situação social e familiar não permite a permanência na sua própria habitação. Através das valências Lar e Centro de Dia a instituição procura Servir a População Idosa, Apoiar a Família e a Comunidade.
Ação Social
A Ação Social reúne e coordena estrategicamente um conjunto de serviços que, em conformidade com os fins estatutários da Santa Casa da Misericórdia da Ericeira, tem por missão prosseguir e desenvolver fins de ação social, apoiando, sobretudo, os cidadãos mais carenciados.

Animação

O idoso pode apresentar uma progressiva diminuição das suas capacidades físicas, assim como a alteração dos seus hábitos e rotinas diárias, substituindo-as por atividades que lhe exigem um menor grau de esforço. Esta diminuição acarreta várias consequências, como a redução de capacidade de concentração e reação, ausência de autoestima, apatia, desmotivação, solidão e isolamento social.
Uma das preocupações da Animação passa pela desenvolvimento de atividades que promovam uma ocupação saudável dos idosos através de ações com o objetivo de melhorar a qualidade das suas vidas, quebrar o ciclo de solidão e evitar o isolamento.

Serviços de Animação Sociocultural em Lar e Centro de Dia

Cuidados para o bem estar/saúde:

• Cuidados de imagem (cabeleireiro, manicure, pédicure, esteticista)
  • Animação física e motora
  • Jogos de treino de memória
  • Jogos de estimulação cognitiva

Participação no processo de desenvolvimento sociocultural:

• Comemoração de aniversários personalizada
  • Técnicas de pintura e desenho
  • Atividades específicas: costura, renda e bordados
  • ​Trabalhos manuais ​Jardinagem ​Jogos​
  • Leitura, análise e interpretação de impressa escrita
  • ​Leitura de livros e poemas
  • Festas temáticas
  • Exposições​
  • Culinária
  • ​Concursos
  • ​Dança
  • ​Praia​
  • Passeios
  • ​Participação em atividades da freguesia e do concelho.